O que é Hipoglicemia – Falando de Convênio Medico ou Assistência Medica

ÍNDICE DE TÓPICOS: Para Facilitar a Leitura Clique nos Tópicos Abaixo

o que é hipoglicemia?

Você já ouviu falar de alguém com diabetes que desmaiou na rua ou teve que ser levado ao hospital? Então responder a pergunta, o que é hipoglicemia? É  o que este artigo extenso se propoêm.

A hipoglicemia é um distúrbio metabólico caracterizado pelo baixo nível de glicose no sangue. A glicose é uma das principais fontes de energia para o corpo, e quando o nível está baixo, pode causar sintomas como fraqueza, sudorese, tontura e até mesmo desmaios. 

A hipoglicemia pode ser causada por diversos fatores, incluindo diabetes, uso de medicamentos para o controle da diabetes, jejum prolongado ou exercício intenso. 

O tratamento da hipoglicemia depende da causa e dos sintomas. Em alguns casos, a ingestão de alimentos ou bebidas ricos em glicose pode ajudar a elevar os níveis de glicose no sangue. No entanto, em casos mais graves, a hipoglicemia pode requerer tratamento com insulina.

Esses estados hipoglicêmicos é um fantasma que assombra muitos quando descobrem que têm diabetes.

Para evitar a hipoglicemia (açúcar no sangue muito baixo), a chave é manter os níveis de açúcar no sangue dentro da faixa-alvo definida para você.

A hipoglicemia é caracterizada por níveis anormalmente baixos de açúcar no sangue, geralmente inferiores a 70 mg/dl. É importante não olhar apenas para este número – seu médico lhe dirá quais níveis são muito baixos para você.

Cuidados Com Estados de Hipoglicêmia

Aumento da atividade física sem orientação adequada, ou sem ajustes correspondentes na alimentação ou medicação; pular refeições; comer menos; overdose, que se acredita levar a um melhor controle; e ingestão de álcool são causas comuns de estado hipoglicêmicos.

O baixo nível de açúcar no sangue em casos extremos pode causar perda de consciência ou convulsões, que são muito graves e requerem ação imediata.

Hipoglicemia sintomas e Sinais de Estados Hipoglicêmicos

Sinais de baixo nível de açúcar no sangue são pistas importantes para tomar medidas preventivas e variam de pessoa para pessoa.

Com o tempo, você aprenderá a reconhecer como seu corpo está instruindo seus níveis de açúcar no sangue ao cair muito rapidamente.

E é mais importante monitorar o açúcar no sangue de qualquer maneira, pelo menos naqueles que tomam insulina ou são mais propensos à hipoglicemia, para controlar bem o açúcar no sangue e prevenir a estados hipoglicêmicos de forma segura.

A única maneira de certificar-se de que seus níveis de açúcar no sangue estão muito baixos é verificar com seu dispositivo quando possível.

No entanto, se você tiver sintomas de hipoglicemia e as medições não forem possíveis no momento, faça o tratamento – garantir a segurança é a prioridade atual.

A hipoglicemia severa pode causar acidentes, lesões, levar ao estado de coma e até à morte.

Sintomas de hipoglicemia e Risco de estados hipoglicêmicos em pessoas com diabetes?

  • Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca erroneamente as células beta produtoras de insulina no pâncreas. Portanto, pouca ou nenhuma insulina é liberada no corpo.

    Como resultado, a glicose permanece no sangue sem ser usada como energia. É o curso característico do diabetes tipo 1 e representa 5% a 10% de todos os pacientes.

    O tipo 1 geralmente começa na infância ou adolescência, mas também pode ser diagnosticado em adultos.

    Esta condição é constantemente tratada com insulina, medicamentos, planejamento de refeições e atividade física para controlar os níveis de açúcar no sangue.

    O tipo 2 ocorre quando a insulina produzida pelo corpo não é usada adequadamente ou quando não produz insulina suficiente para controlar o açúcar no sangue.

    Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 2. É mais comum em adultos, mas as crianças também podem ter. Dependendo da gravidade, pode ser gerenciado com atividade física e planejamento de refeições.

    Em outros casos, requer o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicemia.

Sintomas de hipoglicemia - Como evitar estados hipoglicêmicos:

a) Comer pequenas refeições regularmente, exceto à noite

b) Evite alimentos ricos em carboidratos

c) Comer alimentos ricos em cafeína

d) Aumentar o consumo de gorduras e proteínas, comer apenas frutas

Fique atento aos sinais e sintomas de hipoglicemias, que geralmente acontecem rapidamente:

Começar tremer, nervosismo e ansiedade, sudorese e calafrios, irritabilidade e impaciência, momento de insanidade ou mesmo delírio, taquicardia ou batimento cardíaco mais rápido que o normal.

Tontura ou vertigem, fome e náusea, letargia, visão embaçada, formigamento ou dormência nos lábios e na língua, dor de cabeça, fraqueza e fadiga, momentânea raiva ou tristeza, falta de coordenação motora, pesadelo, choro durante o sono, convulsões, ficar inconsciente.

Tratamento do Estado de Hipoglicemia

Trate a hipoglicemia imediatamente seguindo estes passos:

Coma 15-20 gramas de carboidratos, de preferência carboidratos simples, como açúcar (uma colher de sopa dissolvida em água), uma colher de sopa de mel (mas lembre-se, o mel não é permitido para crianças menores de um ano), refrigerante não dietético (copo de 200ml), 1 copo de sumo de laranja inteiro, etc.

  • Verifique o açúcar no sangue após 15 minutos;

Se ainda estiver baixo, repita;

Quando o ritmo voltar ao normal, faça um pequeno lanche, se sua próxima refeição estiver programada para uma ou duas horas.

  • Espere de 45 a 60 minutos para dirigir após um episódio de hipoglicemia.

Gluicose baixa - O que fazer em casos de inconsciência (desmaio) ou convulsão

Em caso de perda de consciência (desmaio) ou convulsões, outra pessoa terá que cuidar disso. Uma dessas medidas poderia ser a administração de glucagon, um hormônio que estimula o fígado a liberar a glicose armazenada no sangue. Os kits injetáveis ​​de glucagon estão disponíveis mediante receita médica. O seu médico poderá dizer-lhe se necessita de um destes e como utilizá-lo.

Também é importante informar sua família e amigos sobre essa possibilidade. Se a pessoa com quem você está viajando não sabe o que fazer, sua melhor aposta é chamar uma ambulância.

Em casos hipoglicêmicos com convulsões ou desmaios, não injete insulina (isso diminuirá ainda mais os níveis de açúcar no sangue); não dê alimentos ou bebidas por via oral, no máximo tome cuidado para não bloquear as vias aéreas, e você pode colocar um pouco de açúcar as gengivas.

Ao injetar glucagon ou chamar uma ambulância, vire a cabeça do paciente para um lado e tome cuidado.

Em algumas pessoas, os níveis de açúcar no sangue podem cair abaixo de 70 mg/dl e ainda não apresentar nenhum sintoma perceptível.

Isso é chamado de “hipoglicemia desconhecida”. Quando ocorre baixo nível de açúcar no sangue à noite, as pessoas com esse distúrbio podem não conseguir acordar do sono.

É mais comum em pessoas que experimentam episódios frequentes de hipoglicemia, o que reduz sua sensibilidade aos sintomas; em pessoas com diabetes de longo prazo e naquelas com doença rigidamente controlada, isso aumenta a chance de uma reação.

DICA IMPORTANTE SOBRE HIPOGLICEMIA

Em caso de hipoglicemia grave, acidente ou outra emergência, é muito útil ter sempre consigo uma identificação médica, junto ao seu RG por exemplo. Este anexo informará se você tem diabetes, se usa insulina, se é alérgico a algum medicamento.

Manter os níveis de glicose nos níveis adequados, pode ser desafiador e um pouco frustrante quando os resultados não são alcançados.

O automonitoramento pode ajudá-lo a fazer pequenos ajustes que tornam o processo gradualmente mais fácil.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Nota: Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado sem nenhum custo para você

Contrate Um Plano Odonto

Tudo sobre Imóveis

Similar Posts