Cabelo

Cabelo - e os problemas dele,

Pelos(cabelos), só a pele das mãos, as plantas dos pés, do umbigo e algumas partes dos órgãos genitais não estão cobertas de pelos(cabelos). Os pelos evitam a perda de calor, mantendo o ar junto à pele e formando uma camada isolante.

Os pelos e os cabelos não possuem terminações nervosas. Assim, embora a pele doa quando se arrancam pelos, não adores quando eles são cortados. As pestanas e os pelos das axilas possuem a mais curta duração (cerca de quatro meses), e os cabelos, a mais longa (cerca de quatro anos).

É esta é a razão pela qual existe um limite quanto ao cumprimento que um cabelo pode atingir, e por que os cabelos mortos aparecem frequentemente em escovas e pentes.

Pega geral, os adultos saudáveis perdem entre 50 e 100 fios de cabelo por dia. O número médio de fios de cabelo na cabeça oscila entre 90.000 mil e 100.000 mil.

O estado do cabelo e do couro cabeludo reflete o bem-estar geral do corpo e da mente, (v. OS CUIDADOS COM O CABELO). Quase todas as doenças ou o estresse emocional podem originar um cabelo fraco e sem vida.

ANEMIA, a falta de VITAMINAS e uma alteração hormonal da TIREOIDE podem levar à queda de cabelo.

CALVÍCIE do couro cabeludo, começando com o recuo da linha de cabelos e o enfraquecimento da coroa é normal em muitos homens, assim como o enfraquecimento do cabelo em mulheres mais velhas.

A maioria das mulheres sofre um enfraquecimento capilar dois ou três meses após o parto, mas geralmente se dá uma melhora significativa durante os meses seguintes.

A alopecia, uma perda de cabelos súbita e geralmente temporária e desigual, pode ocorrer em homens e mulheres, meninos e meninas, por vezes em períodos de grande estresse. Em geral, o cabelo volta a crescer, mas a cor poderá ser diferente.

Essa forma de alopecia poderá ocorrer como um efeito colateral de medicamentos citostáticos (anticâncer) e da radioterapia.

A alopecia generalizada, na qual todo o cabelo cai e não volta a crescer, é rara.

CASPA, películas com células mortas do couro cabeludo, ocorre frequentemente em adolescentes e jovens adultos. Os casos graves são por vezes causados por um tipo de ECZEMA chamado dermatite seborreica.

O cabelo pode também ter piolhos, que deixam pequenos os brancos, as lêndeas, agarrados a alguns fios de cabelos. Os piolhos são transmitidos por contato e esta situação é comum nas escolas.

O que dizem as medicinas alternativas

MÉTODOS NATURAIS

Autoajuda. Massagear suavemente o couro cabeludo estimula a circulação. Experimente usar um iogurte natural como amaciante, retirando o com uma infusão de alecrim, urtiga ou tomilho  para combater a caspa.

Os terapeutas consideram que o estado do cabelo funciona como um sinal de alerta de uma perturbação de saúde e veem qualquer tipo de alteração como indicador de um possível desequilíbrio interno.

Fazer mais exercícios e adotar uma dieta à base de produtos integrais (v. ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA), são medidas consideradas úteis, mas aconselha-se uma consulta para cada caso individual.

PLANTAS MEDICINAIS

Autoajuda. Para estimular os folículos pilosos e favorecer o crescimento dos cabelos, Experimente massagear o couro cabeludo com algumas gotas de óleo essencial de alecrim e em seguida lavá-lo com água corrente. Ou então utilize uma infusão forte de urtigas para retirar o shampoo. 

Para combater a coceira do couro cabeludo e também a caspa, Experimente massageá-lo com infusões de alecrim, tomilho, alfazema ou zimbro, que são bons antissépticos de limpeza.

Do ponto de vista fito terapêutico, supõe-se que os problemas capilares refletem frequentemente perturbações internas. Por isso, pode-se aconselhar a utilização de um relaxante, como a camomila ou escutelária, para combater o estresse.

MEDICINA POPULAR

Autoajuda. Para a queda dos cabelos, massageie a noite o couro cabeludo com óleo de rícino, lave com shampoo na manhã seguinte, repetindo o processo uma ou duas vezes por semana.

Do mesmo modo, também podem ser usado óleo de alcachofra ou óleo de germe de trigo.

Para reduzir a caspa, corte um limão ao meio esfregue as metades no couro cabeludo. Deixe agir durante aproximadamente 10 minutos e em seguida lave com muita água fria. Repita o tratamento todas as semanas.

Cabelo - O que dizem os médicos.

Às vezes, os médicos receitam solução de minoxidil, que, quando esfregado diariamente no couro cabeludo no mínimo quatro meses, produz uma melhora temporária na calvície masculina.

Mas ela volta a progredir quando se interrompe o tratamento.

O minoxidil é menos apropriado para o tratamento da calvície feminina. Às vezes, as áreas pequenas de alopecia reagem favoravelmente a injeções ou cremes de corticosteroides.

Uma loção de corticosteroides para couros cabeludos muitas vezes produz bons resultados na dermatite seborreica, mas seu emprego deve ser temporário. Os piolhos podem ser eliminados aplicando-se na cabeça loção de malatião ou pryrenone; mas nunca inseticidas para plantas que contenham esses produtos, deixando agir durante 12 horas antes de lavar.

Toda a família e se possível os colegas da escola deverão ser tratados ao mesmo tempo.

Fonte: Dicionario de medicina natural -  Reader´s Digest

Solicite mais informações sobre Convênio médico

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eighteen − eighteen =