Doenças do Coração

Doenças do coração

– Esclarecendo as doenças cardíacas

O músculo cardíaco é uma das bombas mais eficientes jamais inventadas, contraindo-se e aproximadamente 2,5 bilhões de vezes ao longo de uma vida de 79 anos.
Porém, como qualquer outra bomba, se ficar obstruído, torna-se menos eficiente ou acaba parando por completo por doenças do coração.
A partir da idade adulta, placas da substância gordurosa chamada colesterol vão sendo depositadas nas paredes das artérias.
Eventualmente, o depósito formado poderá ocluir as artérias coronado, que fornecem sangue ao próprio músculo do coração (miocárdio), provocando uma doença cardíaco.
A oclusão parcial pode provocar angina de peito. Situação mais grave ocorre na oclusão total de uma artéria coronária, obstruindo-a completamente.
Parte do coração é assim privada de oxigênio, provocando um “ataque cardíaco”, ou enfarte do miocárdio, que pode provocar a morte por parada cardíaca.

Tipos de doenças do coração

Outras doenças do coração estão associadas a idade avançada. O coração fica mais cansado e pode existir um bloqueio auriculoventricular completo, situação em que o coração bate muito lentamente, por vezes apenas 30 ou 40 vezes por minuto.
A frequência cardíaca não aumenta com os esforços, por isso o doente cansa-se com muita facilidade.
As válvulas do coração também podem tornar-se doentes nas pessoas idosas, muitas vezes como resultado de febre reumática. Os sintomas típicos são a falta de ar, (dispinéa) e a retenção de líquido, que provoca a inchação dos tornozelos e dos pés ao fim do dia.

Algumas crianças nascem com doenças cardíacas congênita pela ma-formação das cavidades cardíacas ou das válvulas do coração.

 A cardiomiopatia é um estado de fraqueza geral do músculo cardíaco(miocárdio) que não tem força para contrair  normalmente, aumentando muito as suas dimensões. São as causas que podem estar na sua origem, e pode ocorrer em qualquer idade. É uma doença muito grave e o tratamento possível é o transplante de coração.

Importante: Qualquer pessoa que suspeite ter uma doença cardíaca de consultar um medico antes de recorrer a qualquer regime ou terapia alternativa.

O que dizem as medicinas Alternativas

Métodos naturais: Os terapeutas aconselham a procurar tratamento medico para doenças do coração, mas podem ensinar cetas medidas de caráter preventivo: a redução da ingestão de gorduras, principalmente as de origem animal, açucares e sal fara parte de um regime dietético que inclui maior quantidade de frutas e vegetais frescos,  bem como cereais integrais; a pratica regular de exercícios físicos, a fim de manter o coração  e pulmões em melhor forma, e também relamento e exercícios, como ioga, por exemplo, afim de combater o estresse.

Outros tratamentos Alternativos:

Treinamento autogênico: Tem se revelado eficaz na redução da pressão arterial e de níveis de colesterol acima do normal, bem como na regularização do ritmo das pulsações cárdicas, aumentando o fluxo sanguíneo ate as extremidades do corpo. Todos esse fatores podem contribuir para aumentar a eficiência do sistema cardiovascular e circulatório, ajudando assim  o coração a voltar a condição normal

O que dizem os médicos:

Os médicos tentam prevenir a ocorrência de doenças cardíacas aconselhando as pessoas a fazer exercícios físicos regulares, a seguir uma dieta equilibrada e anão FUMAR. A detecção e o tratamento precoce de da hipertensão arterial e correção e níveis de elevados de colesterol, e triglicerídeos no sangue são também medidas muito importantes na prevenção das doenças cárdicas.

Os médicos podem receitar uma grande variedade de medicamentos para controlar a angina de peito. Outras vezes é necessário recorrer a cirurgias cardíacas, quer colocando próteses valvulares ( válvulas artificiais), quer recorrendo-se a cirurgia de ponte de safenas aórtica-coronária, que restabelece o fluxo sanguíneo na artéria coronária obstruída. O tratamento medico moderno aplicado em caso de ataque cardíaco inclui remédios capazes de eliminar os coágulos, como a estreptoquinase.

Algumas ambulâncias são equipadas com desfibriladores que, emitindo choque elétricos, permitem o tratamento das arritmias  responsáveis pela para cardíaca. O bloqueio auriculoventricular  completo é tratado com exito através da implantação de um marca-passo acionado por pilhas, que fica colocado por baixo da pele do tórax. Esse dispositivo produz estímulos elétricos que são necessários a manutenção regular das pulsações do coração com uma frequência constante de 70 a 72 pulsações por minuto para homem adulto, e 78 a 82, para mulheres.

Fonte: Dicionario de medicina natural -  Reader´s Digest

Similar Posts

  • Bruxismo

    Bruxismo Dentes desalinhados ou falta de dentes, mordida irregular ou qualquer outra fonte de pressão anormal sobre as articulações dos maxilares são normalmente responsáveis por esse sintoma noturno, denominado bruxismo. As duas articulações do maxilar, situadas diante dos pontos médios dos ouvidos, ligam os ossos do maxilar inferior (ou mandíbula) aos ossos temporais do crânio. Os…

  • Sarampo

    Sarampo É uma das doenças infecto-contagiosa mais comuns em nosso planeta, causadas pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus), e também uma das maiores causadoras de morte em vários países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. O vírus do sarampo  se propaga por contato direto ou íntimo, e depois de um período de incubação de oito a quinze dias, começam…

  • Como Aliviar Sintomas e Tratamento para Dengue

    Blog informativo sobre  plano de saúde e Convenio medico, bem como planos  Odontológico Amil Dental e Sulamérica Odonto e em outras áreas do setor de saúde.  **Todos os Valores e condições são válidos na data desta publicação, e podem ser alterados pela operadora sem prévio aviso Indices dos Principais Tópicos Deste Artigo: O tratamento da dengue…

  • Caspa

    Caspa Não se sabe exatamente o que provoca a caspa. Alguns médicos acreditam que ela é o resultado da produção de oleosidade excessiva; outros acham que, pelo contrário, é a insuficiência dessa oleosidade, pelas glândulas sebáceas no couro cabeludo. Alguns dermatologistas sugerem que ela é causada por uma infecção, e já se isolou um fungo…

  • Calvície

    Calvície Calvície é quando não nasce cabelo com rapidez suficiente para compensar a queda normal, o cabelo começa a se tornar mais ralo, até que, em algumas zonas da cabeça, deixa mesmo de nascer. A calvície no homem é em geral hereditária está relacionada com a produção do hormônio masculino testosterona. Outros fatores, como estresse,…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *