Anemia

Por sobreplanos em

Anemia

Dá-se o nome de anemia a um conjunto de doenças que implicam a falta de hemoglobina (substância transportadora de oxigênio) no sangue. A anemia pode ser causada por perda de sangue, por incapacidade de produção suficiente de glóbulos vermelhos ou por anomalia hereditária.

Os sintomas incluem vertigem, cansaço, dores de cabeça, insônia, falta de ar, palidez, perturbações da visão, tornozelos inchados, perda do apetite, palpitações e, nas pessoas idosas dores no peito. Os quatro principais tipos de anemias são: a ferropriva, a perniciosa, a megaloblástica e a falciforme.

Anemia ferropriva, a mais comum, resulta da falta de ferro em consequência de dieta inadequada, perda de sangue, doença ou infecção. As mulheres grávidas estão particularmente sujeitas a esse tipo de anemia.

A anemia perniciosa surge quando a falta de uma enzima do estômago, chamada “fator intrínseco”, impede que o organismo absorva quantidades suficientes de vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos normais.

Esta situação pode estar relacionada a um distúrbio do sistema imunológico ou certos medicamentos. Afeta especialmente os vegetarianos e as pessoas com sangue do grupo A.

A anemia megaloblástica tem origem na falta de ácido fólico (uma vitamina do complexo B), o que se encontra no fígado e nos legumes frescos. Os mais afetados são as mulheres grávidas e os idosos. 

A anemia falciforme é uma doença de sangue hereditária, que ocorre em algumas pessoas cujos antepassados são originárias da África ou do oriente médio. os sintomas aparecem na infância inclui amarelamento da pele e da esclerótica (icterícia), febre e debilidade após esforço físico.

Consulte sempre um médico se suspeitar de anemia, pois o diagnóstico clínico é necessário antes de se iniciar qualquer tratamento.

Anemia - o que dizem as medicinas alternativas.

Métodos naturais – auto ajuda.

Recomenda-se a ingestão em abundância de alimentos ricos em ferro, tais como produtos hortícolas luz de folhas verde-escura, nozes, passas de uva, leveduras de cerveja, germe de trigo, morangos, salsa, damasco, sementes de abóbora e carnes, como por exemplo, fígado e rins.

Também se pode beber vinhos tintos, com moderação.

Para anemia perniciosa é causada por dieta inadequada, pode se aconselhar  a ingestão de alimentos ricos em vitamina B12, tais como laticínios, ovos, fígado e rins. Cerca de 400 UI de vitaminas E,  por dia podem ajudar na anemia falciforme.

Os suco de espinafre, cenoura, e beterraba por exemplo, são benéficos para todas as formas de anemia. Consideram-se o melaço aconselhável para a produção de glóbulos vermelhos fortes, assim como suplementos de polem.

Consulta. A causa será investigada antes do tratamento. O doente será enviado a um médico ou, se o terapeuta for médico, será ministrado tratamento ortodoxo, caso os sintomas sejam graves, se a causa da anemia for doença ou a perda de sangue fori regular ou em grande quantidade.

Depois, o terapeuta dará conselhos detalhados sobre stress, dieta e estilo de vida. Podem ser receitados suplementos dietéticos, por exemplo, gluconato de ferro (uma forma de ferro que ocorre naturalmente), tomado juntamente com 500 mg a 1 grama de vitamina C a cada refeição, e zinco, pois o ferro pode interferir na absorção do zinco.

Plantas medicinais

Auto ajuda. Os remédios incluem difusões de Angélica, quebra -febre, almeirão, cavalinha, urtigas, flores e folhas de alecrim, morango e de tomilho, e decocções de raiz e almeirão, raiz de bardana, anil-bravo e Nogueira. Tome cerca de 3 xícaras ao dia. Diz-se também que a cenoura crua aumenta significativamente a produção de glóbulos vermelhos do sangue.

Como alternativa, é possível encontrar remédios de plantas medicinais na forma de vinhos tónicos mais saborosos. Podem ser separados em casa, mas, antes de começar, Lab todos os recipientes (que não devem ser metálicos) com água fervendo e utilize sempre vinho de boa qualidade.

Dois tônicos que se recomendam para anemia são:

  • Vinho de queba-febre. Cunha 60 g de folhas, flores e caules da planta e algumas bagas de zimbro em 1 litro de vinho branco e deixe acelerar durante cerca de uma semana. Depois coe, a doce agosto com mel e beba um copo antes de cada refeição. Essa mistura estimula o tubo digestivo e o zimbro estimula os rins. Recomenda-se contudo apenas durante uma ou duas semanas e como utilização ocasional se a digestão estiver difícil.

  • Vinho de bardana. Coloque 180g de raiz de bardana, 8 g de raiz de alcaçuz, 4 g de bagas de zimbro e 120 g de açúcar mascavo em 2 litros de vinho tinto e deixe macerar em um recipiente tampado durante 24 a 48 horas. Depois ferva a mistura em banho-maria até reduzir a um terço, coe e coloque em um garrafa. Beba meio copo todas as manhãs em jejum.

Consulta. a causa da anemia tem que ser sempre diagnosticada por um médico antes de se iniciar qualquer tratamento. Anemia perniciosa pode ser tratado com vitamina B12, a raiz de bardana é usada para anemia ferropriva.

Podem ser dadas as plantas que contém ferro e vitaminas a B e C, por exemplo: salsa, urtigas e rama de nabo; a amarga genciana parece tonificar o sistema digestivo e aumentar a absorção de nutrientes como o ferro.

Outros tratamentos alternativos sobre anemia.

Homeopatia. Os terapeutas podem receitar china para fortalecer os glóbulos vermelhos e dar energia, particularmente após doença grave com perda de líquidos.

Ferrum metallicum pode ajudar a substituir o ferro do sangue. Diz-se o que a anemia perniciosa responde ao arsenicum. As pessoas pálidas e delicadas, que se sentir fraca e com falta de ar com qualquer esforço, podem ser ajudadas com phosphorus. Esse parece ser também útil para crianças enfraquecidas por crescimento no errado.

Moxabustão. anemia pode ser tratada com aplicações regulares e moxabustão, geralmente ministrada em seis a oito sessões distribuídas ao longo de 4 a 6 meses. Os pontos e simulados situam-se nas costas, na parte inferior do tronco, no abdômen, nos braços e nas pernas. A acupuntura também podem ser aplicadas nas mesmas zonas. O terapeuta pode sugerir alimentos e plantas fortificantes do sangue, tais como fígado, agrião, ovos, mel e espinafre.

Numa situação de anemia, contudo, é sempre necessário consultar um médico para se obter um diagnóstico correto.

Aromaterapia. São recomendados os óleos essenciais de camomila-romana e limão. Adicione 10 gotas de  cada um, a cerca de três colheres de sopa (50 ml) de óleo vegetal ou loção branca suave, e aplique diariamente em todo o corpo, depois de um banho de imersão ou de chuveiro. Um chá com duas gotas de óleo de limão e uma gota de óleo de camomila-romana também podem ajudar.

O que dizem os médicos sobre anemia.

Os médicos julgam que tomar suplemento com ferro, vitamina B12 o ácido fólico e comer alimentos ricos nesses nutrientes será benéfico para as pessoas com anemia, desde que o tratamento se baseiam em diagnóstico cuidadoso.

As deficiências são compensadas por injeções ou comprimidos de ferro ou vitaminas, esse outro doença for a causa da anemia, também ela será tratada.

A anemia falciforme não tem cura, mas fazendo se regularmente transfusões de sangue é possível mantê-la sob controle.

As crises podem muitas vezes ser prevenidas através da vacinação dos doentes contra infecções.

Uma vez desencadeado uma crise, é necessário tratamento imediato: aplicações intravenosos e líquidos para evitar a desidratação, antibióticos para tratar e prevenir infecções,tratamento com oxigênio para aumentar a oxigenação do sangue e analgésicos para aliviar as dores.

Fonte: Dicionario de medicina natural -  Reader´s Digest

Solicite mais informações sobre Convênio médico


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *