Gengivite

Gengivite

E quando aparece um inchaço e vermelhidão  na gengiva, o que é mais frequente do que se pensa, e é algo que atinge metade da população adulta. A gengivite como é conhecida, é a inflamação na gengiva uma doença que afeta as estruturas adjacentes aos dentes, e está é uma das principais causas da perda dos dentes. Segundo as informações estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde),  90% da população mundial têm problemas com inflamação na gengiva, e este fato se deve geralmente pela má escovação ou falta dela. 

Grande parte dos fatores responsáveis por essa inflamação é a concentração de placa bacteriana que acontece pela falta de higiene adequada, deixando restos de alimentos se acumulam nos dentes, e como eles estão em  contato com a gengiva dá-se a inflamação.

Esta doença tem diferentes graus de gravidade: ela inicia-se com a  inflamação que atinge somente a gengiva, denominando-se gengivite, e o tratamento é mais simples.

 Nas situações mais graves, a inflamação chega aos tecidos ósseos, então a doença já é chamada de periodontite, nessa situação é necessário um tratamento,  para que se evite a perda dentária.

Gengivite - Quais são os sinais mais comuns

Para se identificar que a pessoa tem um problema de inflamação na gengiva os sintomas são:

  • As mucosas aparecem mais sensíveis e com  forte vermelhidão. Quando a pessoa está com a gengiva saudável ela tem uma cor com aparência rosa claro; se você notar que a região está com  tons mais avermelhados, provavelmente, isso é o sinal de início de uma inflamação.

  • Surgem também sangramentos ao escovar os dentes ou passar o fio dental ou escova intra-dental. Muitas vezes a pessoa chega a pensar que o sangramento aconteceu por ter usado os itens de higiene ou machucado a gengiva, mas isso geralmente acontece como um sintoma da inflamação; podemos considerar isso como uma sinalização e necessidade de uma melhor higiene bucal e passar em consulta com o dentista.

Dentes frágeis e com pouca sustentação

Quando os dentes estão saudáveis não se percebe neles nenhuma mobilidade, então se ocorrer de algum dente apresentar movimento, isso também pode ser sinal de periodontite. Porque acontece isso? Está condição se dá porque o osso que circunda o dente já está prejudicado.

Mau hálito?

Quando ocorre o mau hálito, também pode ser um indício da gengivite ou periodontite, isso é porque as bactérias acumuladas estão provocando este mau odor.

Diante de qualquer desses sintomas é recomendado ir a um periodontista, para um diagnóstico completo. Pois esse é um mal silencioso, tanto por isso a necessidade de estar sempre atento à saúde bucal.

Para evitar a doença, e males mais graves o dentista indicará mais atenção com a saúde bucal e que seja redobrado os hábitos de higiene bucal, como escovação três vezes ao dia, uso do fio dental diariamente e em alguns casos o uso de escova intra-dental.

Fonte: Dicionario de medicina natural -  Reader´s Digest

Solicite mais informações sobre Convênio médico

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × five =

WhatsApp chat