Febre amarela

Porsobreplanos

Febre amarela

O que é a febre amarela?

A febre amarela é um mau que atingiu muito a humanidade no passado, e segundo dados históricos, a doença originou-se na África no século XVII, e daí se espalhou para as Américas, principalmente do Sul, isso ocorreu por meio do comercio de escravos.

Nos anos 20 e 30 do século passado a febre amarela dizimou multidões de infectados; na maioria dos países, mas agora retorna com grande força no Brasil.

febre amarela é a doença infecciosa, febril aguda; causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados.

E geralmente aparece em área rural ou de floresta, sendo que os macacos são os principais hospedeiros; e que acabam transmitindo-a através dos mosquitos da espécie Aedes aegypt; esta transmissão se dá pela picada destes mosquitos transmissores infectados.

Nas áreas urbanas, a doença pode ser transmitida por esses mosquitos da espécie Aedes aegypti; principalmente em parques e áreas de proximidade com matas e reservas ambientais.

É importante salientar que não existe transmissão diretamente de pessoa para pessoa.

As primeiras manifestações da doença são repentinas; e inclui ai os sintomas da febre amarela que são: Febre, calafrios, intensa dor de cabeça, dores nas costas, dores em todo o corpo; e também náuseas e vômitos; além de fadiga e fraqueza, por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é mais rara e pode aparecer após um breve período de bem-estar; entre um e dois dias, quando ai geralmente ocorre insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados); além de hemorragias e total prostamento por intenso cansaço físico.

Veja Abaixo um vídeo sobre a matéria – Febre Amarela – (matéria esclarecedora da revista veja)

Como tratar febre amarela?

Segundo informações do próprio ministério da saúde, não existe nada específico.

O tratamento e combater os sintomas cuidando da assistência ao paciente que; que deve estar em hospitalização, devendo permanecer em repouso e reposição de líquidos e das perdas sangue.

Nas formas mais graves, e quando se encaminham para este quadro; o paciente deve ser atendido em UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Se não houver esta assistência médica, para o paciente ele poderá vir a falecer.

Como fazer a prevenção?

A melhor e conhencida forma de evitar a febre amarela silvestre é tomar a vacina contra a a febre amarela.

As vacinas são distribuídas gratuitamente e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano; mas principalmente agora que o poder público esta intensificando a vacinação, afim de evitar um possível surto a doença.

È muito importante que ela seja aplicada 10 dias antes para aqueles que pretendam viajar para locais; ou áreas de risco de transmissão da doença.

A vacina contra febre amarela Pode ser aplicada para crianças a partir dos 9 meses; e tem validade por 10 anos.

Algumas pessoas que tem contra-indicada a vacinação: As gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado); e pessoas alérgicas a gema de ovo;  pessoas com idade acima de 60 anos precisa de indicação medica,  quem amamenta a menos de 6 meses.

Veja em São Paulo, onde se vacinar contra a febre amarela – Postos de vacinação

Veja mais sobre o assunto no |Blog da Saúde – acesse

Sobre o autor

sobreplanos administrator

Deixar uma resposta