Ansiedade

Por sobreplanos em

Ansiedade

É útil para todos nós em certas ocasiões de estresse vivencial ou físico, pois desencadeia a chamada “resposta geral de adaptação”, isto é, uma reação fisiológica de ativação do eixo neuroendócrino independente da adrenalina, do cortisol e outros hormônios que, na circulação sanguínea, ativar as defesas do corpo, preparando-o para suportar resistir a situações de potencial desequilíbrio ou trauma corporal o psicológico.

O que não é desejável é que a ansiedade se transforma em problema, que sentimentos normais e temporários incertezas,preocupação medo que rolou um para um Estado de espírito persistente crônico, uma depressão.

Ansiedade normal quase sempre tem uma causa que nós conhecemos, por exemplo, antecipação de um encontro importante ou de um exame difícil. Mas na ansiedade patológica m, a preocupação rua preensão que se sente não tem razão aparente, ou é muito mais intensa do que a situação justifique; e a pessoa é a primeira a reconhecê-lo.

Ansiedade é uma vivência psíquica, aqui chamamos angústia, mas que carreta também uma vasta série de sintomas físicos desagradáveis: Dor (particularmente na cabeça, peito, abdômen e costas), insônia, tensão muscular e vertigens, náuseas enjoos e vômitos, diarreia ou micção frequentes, transpiração anormalmente profunda ou descontrolada, fraqueza ou inquietação generalizadas.

Ansiedade normal, esses sintomas desaparecem quando já não há motivo para preocupação.

Algumas pessoas, contudo, sofria chamada “ansiedade crônica”, em que alguns desses sintomas são permanentes e sobretudo o estado de tensão e inquietação interiores se manifesta para surtos repetidos, crises de ansiedade ou mesmo de pânico.

O que diz as medicinas alternativas sobre a ansiedade

Auto ajuda. Aconselhável uma dieta de alimentos integrais, com muitas frutas cruas, legumes, saladas e ainda proteínas se necessário.

suco de cenoura crua ou de alface fortalece o sistema nervoso e tem efeito calmante. Tome duas xícaras de um ou de outro durante o dia e uma terceira antes de se deitar. Em vez desses sucos pode-se optar por beber chá de camomila.

Em uma consulta com o terapeuta serão dados conselhos relativos a resposta ao estresse,sobre o exercício e as técnicas de respiração e relaxamento.na consulta de cinesiologia poderão fazer listese e alergia.

Poderão ser recomendados, alimentos dietéticos, incluindo complexo de vitamina B e também vitamina C, para ajudar a suportar o estresse, e a vitamina E, e minerais como, o cálcio, magnésio e zinco, para melhorar o funcionamento do sistema nervoso central.

Plantas medicinais – auto ajuda: como sedativos e diurnos e para tratar a insônia, experimente infusões de camomila, raiz de valeriana e flores de Limeira.outros remédios úteis recomendados para ansiedade são infusões de flores e pilriteiro, alecrim erva cidreira folhas de passiflora e hissopo.(evitar isso em caso de gravidez).

Outros tratamentos alternativos de ansiedade

Homeopatia – se a ansiedade tiveram origem na expectativa de algum teste ou acontecimento desagradável e se você se sentir fisicamente atingido, com certeza nos joelhos ou tremor das mãos, experimente gelsemium.

Se sofrer de medo e apreensão – por exemplo, o nervosismo dos atores antes de entrar em cena, Pânico no meio das multidões ou em espaço fechado, ou se você se sente forçado a fazer coisas as pressas, argentum nitricum, pode ajudar. Em tais casos, uma dose na potência 30ch ou 200ch tomada na noite anterior e no próprio dia, de hora em hora nas duas ou três horas que antecedem o momento causador da ansiedade, deve ser o suficiente. Lembre-se de que os sintomas são mais intensos no tempo quente. Para os casos de pânico, choque, medo ou sentimentos e inquietação permanente, experimente aconitum napellus. Recomenda-se o arsênicum álbum para os casos de ansiedade persistente, com ataques ocasionais de pânico.

Aromaterapia – Se você se sentir entrando em Pânico, derrame algumas gotas de óleos essenciais de manjericão, esclareia, alfazema e sândalo em um lenço de papel inale profundamente. Se a ansiedade foi acompanhada de dores de cabeça ou tensão muscular, junte gotas e óleo de manjerona e de camomila aos outros já recomendados acima. Para relaxar, experimente algumas gotas de incenso e patchouli. Acredita-se que o ilangue-ilangue combate à insônia e que a erva cidreira ajuda a levantar o ânimo.

Hidroterapia – Experimente um banho morno, flexões frias ou compressas quentes e frias.

Florais de Bach – um ataque agudo de ansiedade pode ser tratado com rescue remedy. White Chestnut é recomendado para os pensamentos ansiosos que não se consegue afastar e que talvez o impeçam de dormir. Para ansiedade acompanhada de indecisão, deve-se tomar scleranthus. Agrimony ajuda a apresentar uma aparência, embora por dentro você possa estar perturbado e ansioso.

Acupuntura – o tratamento depende da causa da ansiedade – por exemplo; sono conturbado ou exaustão,  poderá ser muito bem sucedido. O acupunturista irá aconselhá-lo.

Outras terapias que podem ajudar as vítimas de ansiedade, sobretudo por ensinar em relaxar; incluem: treino autogenico, terapia pela dança, hipnose, meditação, reflexologia e yoga.

O que dizem os médicos sobre ansiedade

Como tirar pintas das medicinas alternativas, o médico se preocupar a em investigar se há uma causa real para ansiedade, mas também se os sintomas físicos derivam de uma doença simultânea. O médico deverá abordar diversos aspectos da vida da pessoa que possam estar lhe causando uma insatisfação latente e uma ansiedade muito somatizada que ela ainda não se conscientizou – por exemplo: problemas matrimoniais, preocupações financeiras e dificuldades no emprego.

Na sua maioria, os médicos são ouvintes experimentados e compreensivos, que podem prestar apoio e aconselhamento. Se for necessário, no entanto, poderão receitar tranquilizantes ou sedativos que ajudem a reduzir os sintomas da ansiedade. Esses medicamentos exigem alguns cuidados: não significam cura a longo prazo e podem viciar quando utilizados durante longos períodos.

Uma pessoa cuja ansiedade tão intensa que interfere sistematicamente não seu trabalho ou as suas relações pessoais deverá consultar urgentemente um psiquiatra. Ele receita era tranquilizantes mais fortes e várias técnicas de psicoterapia adequada.

Auto ajuda na ansiedade

  • Siga uma rotina diária. Fixe e mantenha,  horas certas para o trabalho, para refeições e para o lazer. Ser mais organizado ajudar a sentir-se melhor.
  • Adote uma atitude positiva. Seja tolerante para consigo próprio, mas não indulgente, e pense em soluções construtivas para os seus problemas,em vez de se concentrar no sofrimento que eles lhe causam.
  • Mantenha-se ativo e ocupado. utilize o tempo livre em atividades relaxantes com a jardinagem e pratique ginástica, que, além de ser benéfica para forma física,
Fonte: Dicionario de medicina natural -  Reader´s Digest

Solicite mais informações sobre Convênio médico


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *